segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5º Erro Vital do MMN


Quinto Erro:
Dizer que todas as empresas de Marketing
Multinível são ótimas.

Quando analisamos um negócio multinível a primeira coisa importante é o
PRODUTO, tem fazer uma pergunta a si próprio: eu consumiria este produto regularmente? O PRODUTO é um produto que o mercado precisa? O PRODUTO está na tendência de mercado?

Vender TVs preto e branco não será assim tão interessante nos dias de hoje, logo o negócio baseado num produto e numa necessidade que não esteja em forte procura, é muito mais difícil de proporcionar sucesso, poderá até ser impossível qualquer tipo de sucesso.

O plano de marketing dá na realidade para ganhar dinheiro?

Esta é uma parte difícil de analisar, existem verdadeiras armadilhas nos planos de marketing. Existem determinados planos de marketing que são complicadíssimos de explicar, e a análise que algumas pessoas fazem, para mal dos seus pecados, é: "se é diferente e rebuscado é porque é melhor".

Explicar o que se deve ter em atenção num plano de marketing daria por si só um livro, não me vou alongar muito neste ponto.

A empresa já tem provas dadas no mercado?

Os produtos estão aprovados e já deram provas de eficácia e segurança no mercado? A empresa está inscrita na DSA ("Direct Selling Association", ou "Associação de Venda Directa") e cumpre escrupulosamente as suas regras de ética?

Esta indústria é muito mal compreendida pela maioria das pessoas, é lógico que a culpa é dos seus intervenientes nos quais eu me incluo. Hoje, felizmente, o Marketing Multinível é uma forma reconhecida de negócio, embora para a maioria das pessoas pareça uma forma "obscura" e quase mafiosa de ganhar dinheiro. Ainda há quem tenha a idéia errada de que no Marketing Multinível existam muitos desgraçados a trabalhar para fazerem ricos uns poucos (como se essa pessoa não trabalhasse para fazer rico o seu patrão, se pensarmos num emprego tradicional). Muitas pessoas têm a ideia que é um modelo que não funciona, pois conhecem alguém que conhece alguém que "já esteve nisso" e não ganhou dinheiro, dizia que ia ficar rico e continua com o mesmo carro a cair aos pedaços e a vida nem por isso mudou, aliás, provavelmente até já desistiu
"disso".

Acontece um fenômeno interessante hoje em dia neste mercado, o tempo médio de permanência de uma pessoa nesta indústria aumentou significativamente mas o tempo médio da pessoa na mesma empresa de Marketing Multinível diminuiu significativamente. Isso se deve à maior informação, hoje estamos a distância de um clique de toda a informação que quisermos. Mas ao mesmo tempo deve-se também à menor formação: as pessoas não ficam numa empresa, sequer, o tempo necessário para aprender como fazer o negócio funcionar.

Cada vez há mais empresas no mercado a usar este modelo para escoar os seus produtos, com a globalização é cada vez mais simples uma empresa espalhar-se pelo mundo todo rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário