Quinto Erro:
Dizer que todas as empresas de Marketing
Multinível
são ótimas.
Quando analisamos um negócio multinível a primeira coisa
importante é o
PRODUTO, tem fazer uma pergunta a si próprio: eu consumiria
este produto regularmente? O PRODUTO é um produto que o mercado precisa? O PRODUTO
está na tendência de mercado?
Vender TVs preto e branco não será assim tão interessante
nos dias de hoje, logo o negócio baseado num produto e numa necessidade que não
esteja em forte procura, é muito mais difícil de proporcionar sucesso, poderá
até ser impossível qualquer tipo de sucesso.
O plano de marketing
dá na realidade para ganhar dinheiro?
Esta é uma parte difícil de analisar, existem verdadeiras
armadilhas nos planos de marketing. Existem determinados planos de marketing
que são complicadíssimos de explicar, e a análise que algumas pessoas fazem, para
mal dos seus pecados, é: "se é diferente e rebuscado é porque é melhor".
Explicar o que se deve ter em atenção num plano de marketing
daria por si só um livro, não me vou alongar muito neste ponto.
A empresa já tem provas dadas no mercado?
Os produtos estão aprovados e já deram provas de eficácia e
segurança no mercado? A empresa está inscrita na DSA ("Direct Selling
Association", ou "Associação de Venda Directa") e cumpre
escrupulosamente as suas regras de ética?
Esta indústria é muito mal compreendida pela maioria das
pessoas, é lógico que a culpa é dos seus intervenientes nos quais eu me incluo.
Hoje, felizmente, o Marketing Multinível é uma forma reconhecida de negócio,
embora para a maioria das pessoas pareça uma forma "obscura" e quase
mafiosa de ganhar dinheiro. Ainda há quem tenha a idéia errada de que no
Marketing Multinível existam muitos desgraçados a trabalhar para fazerem ricos
uns poucos (como se essa pessoa não trabalhasse para fazer rico o seu patrão,
se pensarmos num emprego tradicional). Muitas pessoas têm a ideia que é um
modelo que não funciona, pois conhecem alguém que conhece alguém que "já
esteve nisso" e não ganhou dinheiro, dizia que ia ficar rico e continua
com o mesmo carro a cair aos pedaços e a vida nem por isso mudou, aliás,
provavelmente até já desistiu
"disso".
Acontece um fenômeno interessante hoje em dia neste mercado,
o tempo médio de permanência de uma pessoa nesta indústria aumentou
significativamente mas o tempo médio da pessoa na mesma empresa de Marketing
Multinível diminuiu significativamente. Isso se deve à maior informação, hoje
estamos a distância de um clique de toda a informação que quisermos. Mas ao
mesmo tempo deve-se também à menor formação: as pessoas não ficam numa empresa,
sequer, o tempo necessário para aprender como fazer o negócio funcionar.
Cada vez há mais empresas no mercado a usar este modelo para
escoar os seus produtos, com a globalização é cada vez mais simples uma empresa
espalhar-se pelo mundo todo rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário