segunda-feira, 13 de agosto de 2012

7º Erro Vital do MMN


Sétimo Erro:
Pensar que o seu negócio é o negócio da sua empresa de MMN.

Concentre-se em procurar o sistema de trabalho e as pessoas certas para o ajudar e não a empresa certa. Para percebermos a importância de um sistema de trabalho e como isso o pode ajudar a separar-se da multidão, vamos estudar um bom exemplo de sistema de negócios de sucesso: A Mc Donalds.

Alguma vez você já teve a sensação de ter comprado um negócio numa caixa
e achar que faltam partes? Aquelas partes que o fazem começar a produzir e a ganhar conforme prometido? Caso tenha sentido isso, é porque provavelmente faltam.

O multinível já foi comparado com o franchising da Mc Donalds em vários sentidos por diversas vezes, e, se ainda não lhe ocorreu este tipo de comparações, não duvido que consiga encontrar rapidamente alguns pontos em comum.
Eis algumas coisas de que talvez ainda não se tenha apercebido acerca da McDonalds e do seu negócio:

A primeira missão de Ray (dono da McDonald’s) era vender o franchising  a interessados em ter um franchising de venda de hambúrgueres. Mais
franqueados = mais hambúrgueres vendidos. Simples.

O nosso trabalho como empresários de um negócio multinível não é diferente, nós vendemos a nossa oportunidade de franchising para outros, e coletivamente vendemos os produtos para o consumidor final.

Aqui vai a parte interessante de tudo isto...

A comida da Mc Donalds é, na minha opinião, e com todo o respeito, uma bomba, e está longe de ser a melhor, a mais fresca, e nutricionalmente equilibrada a que se consegue ter acesso. No entanto é o maior e mais bem sucedido franchising de fast-food da história da humanidade. Como é que isto é possível? Como é que pode ser o número 1, vendendo um produto inferior?
Vai contra tudo aquilo que pensamos acerca dos negócios. É aqui que o gênio de Ray Kroc se torna evidente... Ray sabia que o produto não ia ser a chave  inicial para o sucesso dos seus franqueados, assim como o produto da sua empresa de Marketing Multinível não é a chave inicial no seu negócio de Marketing Multinível.

Ter um bom produto só é importante depois de ter clientes para o comprar.
Então sim, é importante fornecer aos seus clientes exatamente aquilo que eles querem e esperam. A chave do sucesso da Mc Donalds junto dos seus franqueados e dos seus clientes é o seu sistema duplicável.

Ray sabia que a sua comida não podia competir com a qualidade de outros franchising e restaurantes. Ele também sabia que os potenciais franqueados estavam a borrifar para a Mc Donalds ou para os seus hambúrgueres. O que eles queriam mesmo era ganhar dinheiro.

Então Ray vendeu-lhes EXATAMENTE o que eles queriam, o que não era um restaurante, mas uma máquina bem lubrificada de trazer clientes e os transformar em dinheiro. Ray não lhes vendia comida, mas sim um sistema. De fato o sistema está tão bem montado e tão bem afinado, que pode pegar num grupo de estudantes sem experiência e sem grandes aptidões e colocá-los a dirigir a banda. Tudo o que eles fazem é ligar os interruptores que ligam a "máquina", "máquina" essa que faz todo o trabalho nos bastidores.
A concorrência não teve qualquer hipótese. O sistema do Ray estava bem lubrificado, você liga-o e dá um resultado previsível de todas as vezes. Os franqueados começaram a comprar e a montar destas "máquinas" por todo o lado, em pouco tempo eram milhares, compravam a "máquina", ligavam-na e saia dinheiro do outro lado. É por isto que eles compravam o franchising da Mc Donalds e a sua comida inferior em vez de outro franchising.

À medida que estas "máquinas" se espalhavam por todos os Estados Unidos, o produto final tornou-se mais do que comida. Tornou-se uma experiência agradavelmente previsível e uma atmosfera própria dada pela "máquina mágica" do Ray.

E é ISSO que a Mc Donalds providencia melhor do que qualquer outra marca à volta do mundo, ESSE é o seu verdadeiro produto para o consumidor final. Você vai à Mc Donalds porque sabe exatamente o que esperar. E isso é
confortável para as pessoas.

Como Network Marketer, vendendo um negócio de franchising, o que está a
vender aos seus potenciais parceiros?

Infelizmente você provavelmente deve estar a tentando vender a sua empresa e o seu produto ("a minha é maior e melhor do que a tua".) Deve ter uma montanha de páginas na internet acerca do histórico da sua empresa, o seu crescimento recorde, a sua saúde financeira, o valor do seu produto, o timing da sua empresa, os associados, os testemunhos. Bla, blá, blá, blá (Ufa eu sei bem já estive nesse filme também).

Seja esperto.

Faça o que o Ray fez.

As pessoas ficam ricas neste mundo quando conseguem resolver os problemas dos outros, e quando você está a vender a sua oportunidade, você não está a resolver um problema, você está a dar-lhe um ainda MAIOR.

"Parabéns você tem a melhor oportunidade na indústria de Marketing
Multinível"

Palmada nas costas e "força campeão, atira-te a eles".

Produto e plano de compensação não o vão fazer rico. Os sistemas sim. E quando falo em sistemas, quero dizer um sistema COMPLETO que inclui todas as peças necessárias para lhe trazer os clientes/distribuidores, (publicidade), que lhe venda e entregue o seu produto (marketing). Atenção: os seus produtos não são os produtos da empresa de Marketing Multinível que representa, mas sim o sistema, venda-lhe primeiro o sistema, ajude e suporte essa pessoa, a sua oportunidade e os produtos associados vêm a seguir naturalmente.

Estas máquinas (publicidade e marketing) devem fazer o trabalho por si. Tudo o que deve fazer é carregar no botão "VAI !" e tornar-se parceiro, amigo das pessoas que vai trazendo pelo sistema, dando-lhes suporte e ajuda para que em conjunto possam capitalizar em cima do sistema. Não porque você é preguiçoso ou sem capacidades, mas porque os sistema são duplicáveis e você não. O sistema produz um resultado previsível. Agora o seu problema é: "e onde encontro eu um sistema assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário